Ciência Viva Conference: Paulo Verissimo, "Privacidade na era Snowden"

The cicle of Ciência Viva Conferences invited Prof. Paulo Veríssimo, LaSIGE ex-Diretor, to present a talk about the privacy in the digital era. The talk, with the title "Privacidade na era Snowden" was presented last September 24th, and can be seen HERE.

Talk
Privacidade na era Snowden

Abstract
"Nunca como hoje tinha sido possível capturar, armazenar, processar e correlacionar rapidamente tantos dados sobre pessoas ou organizações.
Este caminho trouxe indubitáveis vantagens às sociedades modernas, mas alimentou igualmente a crença no poder do “all-seeing-eye”, criando uma perigosa confluência de interesses entre governos e empresas, facilitada pelo vazio existente no direito internacional sobre a protecção de dados, e uma persistente desregulamentação nacional dessa protecção em diversos países (incluindo Portugal), a pretexto da defesa contra o crime e terrorismo. Existe hoje avidez global de informação acerca de pessoas individuais ou colectivas, construindo-se e armazenando-se um rasto contínuo e sistemático da sua vida e actividade que as fragiliza e coloca à mercê de utilizações abusivas da informação disponibilizada.
Como mostrou Snowden, este é um propósito metódico que inclui a inserção velada de vulnerabilidades em sistemas da Internet global por parte de governos, para facilitar a intercepção de tráfego, ou a recolha furtiva de dados de utilizadores por parte, por exemplo, de fabricantes de televisões “smart” ou de “routers”, ou de “apps” de telemóvel.
A despeito destes riscos, existem muitos incautos desejosos de expor a sua esfera privada nestas mesmas redes (incluindo, pasme-se, informação de saúde), a troco de efémera gratificação social, alguns pontos num cartão, um automóvel..., raramente pensando nos custos e riscos associados. Isso é ainda mais extraordinário num país como Portugal, em que o direito à privacidade é recente, comparativamente com outras democracias mais maduras.
O direito à privacidade na esfera virtual tornou-se, de facto, num jogo viciado, com alguns batoteiros e muitos incautos. É necessário mudar esta situação para que possamos talvez passar a uma era pós-Snowden mais saudável."

posted on: 
28/09/2015